Retossigmoidoscopia
A retossigmoidoscopia permite ao médico examinar o interior do intestino grosso, do reto até o cólon sigmóide. O exame é utilizado para descobrir a causa de problemas como diarréia, dor abdominal ou constipação. O exame pode também ser útil para procurar sinais precoces de câncer no cólon sigmóide e reto. Com a retossigmoidoscopia, o médico pode ver sangramentos, inflamação, lesões elevadas e úlceras nas regiões examinadas. O exame não é suficiente para detectar pólipos ou câncer no cólon ascendente ou no transverso.
Para o procedimento, o paciente deita sobre seu lado esquerdo. O médico insere um tubo flexível através do reto e o guia lentamente pelo cólon. O endoscópio transmite a imagem do interior do reto e do cólon, de modo que o médico possa examinar cuidadosamente o revestimento destes órgãos. O aparelho também insufla ar nestes órgãos, inflando-os para permitir a melhor visão possível.
Se algo anormal é visto, como um pólipo ou uma inflamação, o médico pode remover um pedaço do tecido usando instrumentos passados através do aparelho. Este pedaço (biópsia) é enviado ao laboratório para análise.
Sangramento e perfuração do cólon são complicações possíveis do exame. No entanto, tais complicações são raras.
A retossigmoidoscopia dura de 10 a 20 minutos. Durante o procedimento, o paciente pode sentir uma pressão e uma leve cólica no abdome inferior. Assim que o ar deixar o cólon, estes desconfortos aliviam.
Este material foi desenvolvido pela National Digestive Diseases Information Clearinghouse (EUA), revisado e adaptado pela CCSFBG (Comissao Cientifica do Site FBG), sob autorização. No caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco.