Enema opaco ou Clister opaco
O enema opaco usa raios-x para diagnosticar problemas no intestino grosso, o que inclui o cólon e o reto. O exame pode mostrar problemas como lesões elevadas, úlceras, pólipos e divertículos, além de câncer.
Antes de fazer as chapas, o radiologista introduz um líquido espesso à base de bário dentro do cólon. O bário reveste as paredes internas do cólon e reto e permite que estes órgãos apareçam mais claramente nas radiografias. Ele também permite ao radiologista ver o tamanho e forma do cólon e reto.
Pode haver algum desconforto durante o exame. O bário causa estufamento e pressão no abdome, e pode haver a sensação de urgência para evacuar. Entretanto, a evacuação dificilmente ocorre pois o tubo usado para injetar o contraste tem um balão na ponta que impede que o líquido saia.
As radiografias são tomadas com o paciente em diferentes posições, com o objetivo de proporcionar diferentes ângulos de visão dos intestinos. Quando o exame termina, o paciente vai ao banheiro evacuar. Às vezes, são feitas chapas após isto, com o cólon vazio.
O exame dura de uma a duas horas. O bário pode causar constipação e tornar as fezes acinzentadas ou esbranquiçadas por alguns dias.
Este material foi desenvolvido pela National Digestive Diseases Information Clearinghouse (EUA), revisado e adaptado pela CCSFBG (Comissao Cientifica do Site FBG), sob autorização. No caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco.